Artigos
SBSI 2015 – Fotossenti: Um aplicativo para auxiliar em tratamentos psicológicos
2015-04-06
0

Este artigo apresenta um inovador sistema de informação para auxiliar em tratamentos psicológicos por meio de fotos feitas pela câmera de smartphones ou tablets, em que se cria um novo canal de comunicação entre paciente e terapeuta por meio do aplicativo proposto Fotossenti. A proposta deste aplicativo é ajudar na geração e gestão de informações para serem trabalhadas nas sessões de terapias do paciente, que poderiam passar despercebidas no contato tradicional com o terapeuta. Neste artigo apresenta-se uma breve fundamentação teórica acerca de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) aplicadas à Saúde, especialmente aquelas voltadas para psicologia e consideradas no desenvolvimento deste trabalho, bem como características ímpares do Fotossenti, uma avaliação do aplicativo feita por especialista da área de psicologia e, por fim, os desafios e oportunidades encontrados. A conclusão reitera a importância do desenvolvimento e uso de novas TICs, em especial novos sistemas de informação, no campo da saúde psicológica, e coloca o aplicativo Fotossenti como um instrumento para contribuir na geração de informações para o tratamento psicológico, e consequentemente nas decisões tomadas pelo terapeuta aumentando o benefício do tratamento.

Palavras-chave: sistema de informação para tratamento psicológico, tratamento psicológico orientado a fotos, m-saúde, e-saúde.

Autores: Dárlinton Barbosa Feres Carvalho, Samuel Moreira Abreu Araújo

Conferência: XI Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação

Apresentação: SBSI 2015 – Apresentação

Artigo: SBSI 2015 – Fotossenti- Um aplicativo para auxiliar em tratamentos psicológico

Referência: CARVALHO, D. B. F., ARAÚJO, S. M. A.. Fotossenti: Um aplicativo para auxiliar em tratamentos psicológicos. In: Anais do XI Simpósio Brasileiro de Sistemas de Informação, pp. 509–516, Goiânia, GO, 2015. Disponível em: http://www.inf.ufg.br/sbsi2015/anais/