USO DE TICS NA COMUNICAÇÃO INTERNA E EXTERNA DO NASF DEL REI
2015-09-14

Rafael Resende participou do I SIMPÓSIO NACIONAL DE RESIDÊNCIAS NA ATENÇÃO BÁSICA/SAÚDE DA FAMÍLIA apresentando o trabalho entitulado USO DE TICS NA COMUNICAÇÃO INTERNA E EXTERNA DO NASF DEL REI, desenvolvido em parceria com equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), parte da Estratégia de Saúde da Família (ESF) de São João del Rei.

Rafael Resende apresentando poster no I SIMPÓSIO NACIONAL DE RESIDÊNCIAS NA ATENÇÃO BÁSICA/SAÚDE DA FAMÍLIA

Categoria: Relato de pesquisa
Tema:
Informações em saúde, e-SUS e Sistemas de Informação em Saúde

USO DE TICS NA COMUNICAÇÃO INTERNA E EXTERNA DO NASF DEL REI

Rafael do Nascimento Resende[1]
Dárlinton Barbosa Feres Carvalho[2]
Maria Angélica Castro[3]
Marta Maristela De Oliveira Ferreira[4]

Introdução: O NASF del Rei é a equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) do município de São João del Rei (MG), criada em 2008, conta atualmente com 5 profissionais de diversas áreas de saúde, e sua atuação faz parte do programa Estratégia Saúde da Família (ESF), desenvolvendo atividades junto a 9 equipes da ESF no município. Um dos desafios encontrados é organizar a comunicação com seus diversos parceiros e mostrar publicamente as atividades realizadas. Buscando por alternativas para a comunicação entre seus integrantes e parceiros, foi proposta a utilização de novas tecnologias de comunicação e informação (TICs) na estruturação de uma estratégia de comunicação para a equipe. Esta estruturação envolveu a definição de uma estratégia que considera comunicação externa, ou seja, voltada para o público em geral, e outra interna, voltada para os integrantes da equipe e parceiros.

Objetivo: Estudo e proposta do uso de TICs modernas para estruturar a comunicação interna e externa do NASF del Rei.

Metodologia: Estudo das tendências no uso de TICs aplicadas em saúde a partir de revisão bibliográfica selecionada. Análise in loco do trabalho realizado pelo NASF del Rei por meio de entrevistas e desenvolvimento de pilotos e protótipos. Caracterização das atividades mais relevantes e proposta de uma estratégia de comunicação baseada no uso de tecnologias modernas, como mídias sociais na internet, considerando a audiência pretendida.

Resultados: Foi trabalhado a identidade visual do NASF del Rei, que consistiu na adaptação do logotipo padrão do NASF proposto pelo Ministério da Saúde, acrescentando o nome da equipe. Foi criada uma página na rede social Facebook®, disponível em https://www.facebook.com/nasfdelrei. A página no Facebook® tem o intuito da equipe do NASF compartilhar suas ações, informações de utilidade pública e se conectarem com usuários e parceiros. A comunicação interna se dará por meio de telefones, Whatsapp®, e-mail particular, mensagens no Facebook® (inbox) e compartilhamento de arquivos via Dropbox®.

Considerações Finais: Os resultados obtidos até agora se mostram satisfatórios, sendo que a equipe do NASF del-Rei adotou a estratégia proposta e mostrou-se animada com as mudanças propostas. Este trabalho é fruto da iniciativa considerando uma parceria entre o Departamento de Computação da UFSJ e do NASF del Rei com o intuir de ajudar a melhorar o processo de trabalho de equipes do NASF. A estratégia definida para o NASF del Rei pode ser replicada para outras equipes. Além disso, com o intuito de atender melhor, bem como mais pacientes que requerem atenção especial, também é necessário considerar o desenvolvimento de novas tecnologias. Por exemplo, empreendemos na criação de aplicativos móveis de modo a auxiliar em atendimentos e tratamentos.

Descritores: Comunicação em Saúde; Projetos de Tecnologias de Informação e Comunicação; Meios de Comunicação.

Referências:

1. Barbosa AF (coordenador). TIC Saúde 2013 : [livro eletrônico] : pesquisa sobre o uso das tecnologias de informação e comunicação nos estabelecimentos de saúde brasileiros. 2ª Edição. São Paulo: Comitê Gestor da Internet no Brasil; 2015. 458 pp. 4,77 Mb ; PDF.
  2. Castiel LD, Vasconcellos-Silva PR. Precariedades do Excesso: Informação e Comunicação em Saúde Coletiva. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz; 2006. 168 pp.
  3. Pinochet LHC, Lopes AS, Silva JS. Inovações e Tendências Aplicadas nas Tecnologias de Informação e Comunicação na Gestão da Saúde. Revista de Gestão em Sistemas de Saúde, 3(2): 11—29, 2014. http://dx.doi.org/10.5585/rgss.v3i2.88

[1] Estudante. Bacharelando. Discente do curso de Ciência da Computação da Universidade Federal de São João del-Rei, Campus Tancredo Neves, São João del Rei. MG. E-mail: resendern@gmail.com

[2] Professor. Doutor. Professor do Departamento de Computação da Universidade Federal de São João del-Rei, Campus Tancredo Neves, São João del Rei. MG. E-mail: darlinton@ufsj.edu.br

[3] Psicóloga. Núcleo de Apoio à Saúde da Família, Secretaria de Saúde, São João del Rei, MG.

[4] Assistente Social. Núcleo de Apoio à Saúde da Família, Secretaria de Saúde, São João del Rei, MG.

Download Poster