POC
Uma Abordagem Interdisciplinar para Ensino de Programação Introdutória
2016-06-14
0

Aluna: Laíza Ribeiro Silva | Orientador: Prof. Dr. Dárlinton Barbosa Feres Carvalho

 

Resumo: Em busca de introduzir a programação de computadores para jovens e, ao mesmo tempo, estreitar os laços entre gerações, é apresentada uma abordagem inovadora. Propõe-se um minicurso em que alunos são colocados em contato com idosos a fim de discutir sobre saberes regionais e, por meio de um treinamento, desenvolverem aplicativos do tipo jogo de pergunta e resposta (quiz) para Android. Neste sentido, este trabalho tem como finalidade pesquisar e desenvolver uma proposta inovadora de modo a inserir o ensino de programação introdutória por meio de uma
abordagem interdisciplinar para os jovens. A aprendizagem no minicurso é avaliada utilizando um instrumento baseado na taxonomia de Bloom revisada. A abordagem proposta foi experimentada em três aplicações diferentes, sendo elas: presencial, semipresencial e online. Por fim, apresenta-se uma discussão acerca deste estudo, destacando lições aprendidas e apontando melhorias na evolução da abordagem proposta.

 
 Palavras-chaves: Ensino Programação Introdutória. Interdisciplinaridade. Taxonomia de Bloom Revisada.
 

Trabalho completo disponível em: http://bit.ly/2e0Odk4