POC
Desenvolvimento de novas TICs no contexto da Semana Santa de São João del-Rei: criação de um guia eletrônico
2016-06-30

Aluno: Luiz Fernando de Carvalho | Orientador: Prof. Dr. Dárlinton B. Feres Carvalho

Resumo: A Semana Santa é um dos principais acontecimentos de São João del-Rei. As celebrações são marcadas por manter tradições seculares, como o Ofício de Trevas e atrair dezenas de milhares de pessoas. Considerando este contexto, este trabalho tem como objetivo geral o desenvolvimento de um guia eletrônico, de modo a contribuir ao turismo da cidade de São João del-Rei, em especial abordando a temática da Semana Santa. Busca-se proporcionar uma nova experiência e maior facilidade aos visitantes e nativos que participam da Semana Santa da cidade. Para isto, fez-se uma pesquisa exploratória sobre a possibilidade de se desenvolver um aplicativo para smartphone sobre a Semana Santa da cidade. Com a aprovação da população e apoio da Diocese sanjoanense, construiu-se uma metodologia visando o desenvolvimento de um modelo de referência para aplicativos de guia eletrônico que permitem o acesso à programação por meio de três formas de organização: cronológica, temática e espacial, além de um conteúdo multimídia na forma de áudio e interatividade entre seus usuários, a partir de mídias sociais. Logo após o lançamento, o aplicativo obteve uma expressiva repercussão, alcançando diferentes meios de comunicação como televisão, rádio e sites, divulgando o aplicativo e a Semana Santa sanjoanense. Com intuito de avaliar a aceitação do aplicativo desenvolvido para a Semana Santa do ano de 2016, é feita uma avaliação por meio de um questionário online. Os resultados desta avaliação mostram que o aplicativo possibilitou a muitos usuários participar de mais celebrações, ter acesso rápido e fácil à programação e interagir com recursos audiovisuais sem perder o foco na celebração.  Em conclusão, acredita-se que o aplicativo melhorou a experiência do participante, organizador e colaborador da Semana Santa, além disso, pode servir de referencia para o desenvolvimento de iniciativas semelhantes.

Palavras-chaves: Guia eletrônico. Aplicativo móvel. Mashup web. Semana santa. Aplicativos para Turismo. TIC. Jornalismo computacional.

Trabalho completo disponível em: http://bit.ly/2dOcfNs