Projetos
Projeto Saberes D’Avó desenvolve parceria com a Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
2016-10-13

A parceria consiste em uma releitura do projeto original Saberes D’Avó, desenvolvido pelo professor Dárlinton Carvalho e a aluna Laíza Silva, do Departamento de Ciência da Computação da UFSJ, que integram a equipe deste projeto. O projeto original deu ênfase na aprendizagem do uso da tecnologia e esta releitura enfatiza o impacto educacional, familiar e social de tal ação.

As professoras Laura Ituassu, Dina Mara Pinheiro Dantas, Manuela Gomes Lopes Cotta e Vanina Costa Dias, da Faculdade de Educação (FaE) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), compõem a equipe responsável por aplicar o projeto e avaliar seus resultados em três escolas de Belo Horizonte-MG. A releitura do projeto consiste em ensinar alunos de escolas públicas de ensino fundamental a desenvolver games educativos utilizando o tema saberes das avós como meio para conectar gerações, empoderar alunos, testar metodologia de ensino para disponibilizá-las online e gratuitamente, além de discutir a relevância das tecnologias digitais na sociedade contemporânea e despertar vocações, analisando o impacto da utilização desta ferramenta como fortalecimento dos processos de formação da identidade pessoal.