Saberes D’Avó: Uma Abordagem para o Ensino de Programação no Ensino Médio
2016-10-24

Em busca por inovação no ensino de programação introdutória para jovens, propõe-se uma nova abordagem agregando um caráter mais emocional ao técnico, intitulada Saberes D’Avó. Nesta abordagem, integra-se um caráter lúdico de modo a utilizar e produzir aplicativos computacionais como ferramentas de estudo. Neste sentido, é proposto um minicurso onde alunos são colocados em contato com avós a fim de discutir sobre saberes regionais e, por meio de um treinamento, criam aplicativos do tipo jogo de pergunta e resposta (quiz) para serem utilizados por crianças. Neste artigo apresenta-se a abordagem proposta e um consolidado sobre um estudo de caso realizado.

Referência Bibliográfica: SILVA, L. R.; CARVALHO, D. B. F. Saberes D’Avó: Uma Abordagem para o Ensino de Programação no Ensino Médio. Anais do XXII Workshop de Informática na Escola (WIE) do V Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), Uberlândia, MG, Brasil. 2016.

Link para o artigo: http://www.br-ie.org/pub/index.php/wie/article/viewFile/6597/4508