Histórias Digitais

O projeto Histórias Digitais (HD), é uma parceria entre os departamentos de Comunicação Social – Jornalismo e Ciências da Computação da Universidade Federal de São João del-Rei e orientada pela Prof. Dra. Alessandra de Falco Brasileiro e Prof. Dr. Dárlinton Barbosa Feres Carvalho, respectivamente.

A proposta se destaca­ pela oportunidade de alunos dos dois cursos aprenderem juntos as conexões entre as áreas, a partir de seminários e oficinas realizados pelos docentes e discentes. Além de aplicação em pesquisas ­ que podem tornar-­se Iniciações Científicas ou Trabalhos de Conclusão de Curso.

Ele busca promover também um olhar diferente para o impacto das inovações tecnológicas na vida das pessoas, mostrando que através do uso destes recursos, as comunidades revelam histórias que podem ser divulgadas em diferentes formatos.

A seguir, confira alguns produtos que fazem parte do Histórias Digitais:

Semana Santa de São João del-Rei

Uma tradição que acontece há aproximadamente 304 anos em São João del-Rei, a Semana Santa é reconhecida como uma das principais atrações religiosas no Brasil. Nela, ainda são preservadas celebrações extintas até no próprio Vaticano.

Visando promover o evento e utilizando aquele que chegou devagar e conquistou todos, o smartphone, o aluno da Computação, Fernando Carvalho e  Eduardo Carazza do Jornalismo, criaram o aplicativo Semana Santa, buscando facilitar o acesso às informações, no qual poderão encontrar textos, hipertextos, fotos, infografia e vídeos promovendo a fonte à função de colaboradora na produção e divulgação.

Durante os cinco dias do evento, o visitante podem acessar a programação completa do evento, se locomover através do mapa dos locais de celebração e compartilhar, via hashtag, as imagens que produzirem. As músicas das celebrações também estarão disponíveis no aplicativo.

Baixe o app aqui.

Semana Santa

Notícias/Repercussão

 

Barroso em Quadrinhos

Cada vez mais tecnologias emergentes vem influenciando a comunicação em uma mesma comunidade. Essas inovações por sua vez, gera novas oportunidades que podem fazer total diferença para a sociedade.

Buscando promover essa maior interação com o público e unindo informação com entretenimento, o aluno de Comunicação Social – Jornalismo, Douglas Gonçalves, juntamente com a graduanda Laíza Ribeiro Silva do curso de Ciências da Comunicação criaram o aplicativo Barroso em Quadrinhos, que visa retratar como os moradores reagem a assuntos voltados para cultura, esporte, meio ambiente e cidadania.

A comunidade pode participar não apenas como uma fonte de informação, mas também ativamente, escolhendo a temática e acompanhando a produção e divulgação do conteúdo. Também é uma forma de oferecer destaque aos personagens que em outra ocasião não teriam o mesmo espaço ou reconhecimento em uma mídia tradicional. Incentivando ainda mais o conhecimento local.

Baixe o app aqui.

Barroso em quadrinhos

 

Confira o funcionamento dos app na galeria abaixo: