Lendas São-Joanenses

O que é

Lendas São-Joanenses é um aplicativo que apresenta algumas lendas da cidade histórica de São João del Rei. Para cada lenda é disponibilizado uma foto temática, um texto descritivo e um áudio com a interpretação da lenda. Inspirado no livro Contam que…, do escritor e poeta São Joanense Lincon de Souza, foi formado um grupo que decidiu juntamente com a condução turística noturna, a interpretação teatral das lendas contidas no livro.

Como é

O aplicativo apresenta 9 lendas: A bisbilhoteira, A noiva de branco, Chica mal acabada, Irmão Moreira, Missa das Almas, O defunto que o diabo levou, O retrato, O sacrílego, O segredo. O aplicativo foi desenvolvido com o intuito de ser utilizado como exemplo em aulas de desenvolvimento de aplicativos móveis na UFSJ.

Por que a ideia de criar esse projeto

Por causa do charme e a beleza que o cenário do centro histórico da cidade oferece, surgiu a ideia de realizar conduções turísticas noturnas e resgatar a vertente do patrimônio Imaterial que seriam as lendas. Tendo em vista a divulgação desses valores culturais e patrimoniais.

Quem são os idealizadores do projeto

Os idealizadores do projeto são o professor Dárlinton Carvalho em parceria com o grupo Lendas São-Joanenses.

Quando acontece

O aplicativo teve sua primeira versão desenvolvida no começo de 2015 a partir de registros de uma apresentação do Grupo Lendas São-joanenses em rua, e foi aprimorada em Agosto de 2015 com interpretações das lendas em versão de estúdio.

Onde

O projeto acontece na cidade histórica de São João del-Rei.

Aplicativo disponível na Google Play Store

https://play.google.com/store/apps/details?id=appinventor.ai_darlinton.LendasSaojoanenses