Saberes D’Avó

O que é

O projeto Saberes D’Avó tem como meta a promoção do desenvolvimento tecnológico interligando as gerações. A proposta do projeto é que estudantes do ensino médio criem jogos infantis tendo como tema o meio ambiente, folclore regional, culinária etc através de contextos históricos e conhecimentos transmitidos pelos idosos. Esses jogos serão testados por crianças em uma competição e ganhará prêmios os jogos que forem concluídos mais rapidamente e a equipe que desenvolver o melhor jogo. Será uma convergência de gincana, promoção de desenvolvimento tecnológico, resgate de tradições, valorização dos idosos, proteção ao meio ambiente, programação de computadores, smartphones, desenvolvimento de jogos para uma educação lúdica de crianças e adolescentes.

Como é

Os jogos são criados para dispositivos móveis Android, utilizando a plataforma do App Inventor. Os estudantes recebem treinamento para desenvolver um jogo/programa de perguntas e respostas (quiz) sobre alguma dessas quatro categorias: o poder dos chás e plantas medicinais; comidas regionais; preservação do meio ambiente e folclore ou lendas regionais.

Quem são os idealizadores do projeto

O projeto foi produzido pela aluna do Curso de Computação Laíza Ribeiro Silva e sob orientação do professor Dárlinton Carvalho. Laíza recebeu o prêmio do mês da Awesome Foundation, uma organização que premia projetos inovadores pelo mundo. Os organizadores do projeto tem a intenção de ampliar o programa para que as demais pessoas também tenham acesso e também possam desenvolver jogos.

Por que a ideia de criar esse projeto

Na verdade a ideia do projeto é estreitar a relação entre os idosos e adolescentes. Onde os idosos vão entrar com os saberes vivenciados e os jovens vão utilizar dessas informações para criar jogos quiz. Isto de tal forma a também difundir o ensino de programação de computadores.

Quando acontece

O projeto tem duração de cerca de um mês e meio. Na primeira edição, serão cinco segundas-feiras: 14/21/28 de setembro e 5/19 de outubro deste ano de 2015.

Onde

O programa será desenvolvido em parceria com a Escola estadual Dr. Viviano Caldas, na cidade de Prados. Alguns alunos do Ensino Médio participaram do projeto desenvolvendo os jogos.

Página do projeto

https://www.facebook.com/Saberes-DAv%C3%B3-1635656833373054/